2ª CIRCULAR
Data: 29, 30 e 31 de outubro de 2024
Local: UFSCar – Campus São Carlos
Colegas,
É com grande alegria que anunciamos a realização do I Congresso “Línguas e Representações que nos unem”, organizado coletivamente por:
- Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL);
- Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit);
- Licenciatura em Letras;
- Bacharelado em Linguística;
- Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa;
Neste congresso, reunimos cinco eventos de cursos de graduação e pós-graduação da UFSCar, alguns realizados há mais de duas décadas, todos eles voltados para o estudo das línguas.
É com vistas ao fomento da produção e difusão do conhecimento relativo às línguas e às produções culturais, em especial a literatura, que se busca com este congresso o aprofundamento do diálogo acadêmico entre todas as pessoas que realizam, da graduação à pós-graduação, pesquisas na grande área das ciências da linguagem - ou que apenas têm interesse na temática.
Reunimos, neste evento, a XXVII JoL – Jornada de Letras, o XVII SPLIN – Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística, o XI SELit - Seminário de Estudos de Literatura, a IX Semana TILSP – Semana da Tradução e Interpretação Libras – Língua Portuguesa, além da V SeL – Semana de Linguística.
O evento acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2024, em formato híbrido, com atividades presenciais nos espaços do NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa) e do CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas), ambos na área sul do campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).
1 MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO
Haverá duas modalidades de participação no I COLIR, sendo: (i) Pôster - para discentes de cursos de graduação da UFSCar e (ii) Debates - momento para apresentação de trabalhos em andamento feitos pela comunidade interna da pós-graduação. Serão aceitos trabalhos concluídos e trabalhos em andamento.
Haverá emissão de certificados para discentes, docentes e comunidade em geral que participarem do evento. Os horários das comunicações orais e dos debates dos painéis estão detalhados no item 4 desta circular.
- Modalidades de apresentações de trabalhos
Abaixo são descritas as duas modalidades de apresentações de trabalhos:
- SC1 - Pôster da graduação da comunidade interna da UFSCar (até 10 minutos para apresentação a um avaliador). A atividade será presencial nas salas do NAP nos dias 29 e 31/10, com a presença de egressos, mestrandos e doutorandos do PPGL/PPGLit como avaliadores;
- SC2 - Debate de trabalhos em andamento da comunidade interna da pós-graduação (30 minutos - apresentação e debate para cada trabalho). Essa atividade será no formato híbrido, nos dias 29,30,31/10 (com pausa para almoço e coffee break, e haverá divisão de horários por área/sala após inscrições dos alunos), nas salas do NAP (divididas por áreas). Haverá monitores para mediar apresentações na modalidade híbrida, além da participação de docentes e pesquisadores externos como debatedores presencial e remotamente.
1.2 Sobre a sessão de debate de trabalhos de pesquisa em andamento
Qual é a finalidade da sessão de debate de trabalhos de pesquisa em andamento do COLIR?
Participar desta sessão é uma excelente oportunidade para os alunos de mestrado e doutorado apresentarem o andamento de sua pesquisa e contarem com a leitura atenta e com as recomendações de um professor pesquisador especialista da área, convidado para essa finalidade. A sessão funciona como uma espécie de "pré-qualificação" da pesquisa. Nela, o professor debatedor do trabalho de pesquisa em andamento contribuirá com sugestões, esclarecimentos, precisões e indicações bibliográficas.
A quem se destina?
A discentes que estão cursando mestrado ou doutorado. Esta é uma oportunidade para os bolsistas PPGL apresentarem seus trabalhos, visto que essa é um dos deveres desses bolsistas.
Por que apresentar trabalho nesta sessão?
Ao apresentar trabalho nessa modalidade, os discentes têm a oportunidade de submeter seu trabalho de pesquisa em curso à análise de um professor-pesquisador da área que, com suas observações, dúvidas e recomendações para a melhoria do trabalho, contribuirá com o bom andamento da pesquisa.
Como fazer a inscrição?
Basta preencher o formulário de inscrição e submeter um resumo de seu trabalho.
Qual é a finalidade do Resumo Expandido?
Fornecer ao professor convidado, que foi escalado para debater a pesquisa em andamento, um texto com os principais dados do projeto de pesquisa e com informações sobre os desdobramentos e resultados parciais da pesquisa em curso, de modo que ele possa dar recomendações mais precisas, mais significativas e importantes para a pesquisa.
O que deve conter o Resumo Expandido?
Além de observar as normas técnicas (formato e tamanho tal como descritas no site do evento), é necessário que constem as seguintes informações do seu projeto/trabalho de pesquisa, de modo a fornecer ao professor debatedor todos os elementos para que ele possa melhor avaliar o trabalho:
- Título e subtítulo (se for o caso), nome completo da/do autora/autor, curso, afiliação, linha de pesquisa, nome da/do orientadora/orientador, agência de fomento e número do processo (quando houver), e-mail.
Como será realizada a sessão de debates?
Cada inscrito terá a oportunidade de apresentar oralmente alguns pontos principais de seu trabalho em 15 minutos.
Em seguida, o professor debatedor disporá de 10 minutos para apresentar suas considerações, recomendações, dúvidas, indicações de bibliografia, a partir da leitura do trabalho enviado previamente e a partir da apresentação oral do aluno.
Na sequência, cada inscrito disporá de 5 minutos para eventuais respostas, explicações e agradecimentos pela leitura e recomendações feitas pelo professor debatedor convidado.
2 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O evento será gratuito para todas as modalidades. A inscrição para o evento será feita via Formulário Google.
2.1. Resumo simples
O resumo simples será submetido no ato da inscrição para os trabalhos inscritos nas modalidades de Pôster da graduação (SC1) e Comunicação Oral da pós-graduação (SC2). A formatação dos resumos simples deve obedecer às seguintes regras:
- Formato do arquivo DOC/DOCX/ODT;
- Devem conter entre 200 e 300 palavras e indicar os objetivos e a metodologia do trabalho desenvolvido bem como resultados esperados (hipóteses) ou resultados parciais/finais já alcançados;
- Título do trabalho com letra inicial maiúscula e em negrito. Subtítulos com letra inicial minúscula e em negrito;
- Fonte Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento simples;
- Até 5 palavras-chave, separadas por ponto final;
- Não deve conter citações diretas no corpo do resumo;
- Para alunos bolsistas, fazer a referência da agência de fomento no seguinte formato: Agência de fomento (Processo 0000-000000-0).
Para a modalidade pôster, o participante deverá seguir a formatação sugerida disponível no formulário de inscrição e no site do evento.
Atenção: Os resumos simples irão compor o Caderno de Resumos do evento. Não haverá possibilidade de revisão dos resumos simples após a submissão. Por isso, pedimos que se atentem à formatação exigida.
- Resumo expandido
O resumo expandido será submetido no ato da inscrição apenas para os trabalhos inscritos na modalidade Comunicação Oral da pós-graduação (SC2). As regras para a submissão dos resumos expandidos serão:
- Formato do arquivo DOC/DOCX/ODT;
- Total de 4 páginas (uma 5ª página poderá ser usada exclusivamente para referências e anexos, se necessário);
- Corpo do resumo expandido deve conter obrigatoriamente as seções: resumo, introdução, metodologia, resultados, considerações finais e referências bibliográficas;
- Título do trabalho com letra inicial maiúscula e em negrito. Subtítulos com letra inicial minúscula e em negrito;
- Fonte Times New Roman, tamanho 12;
- Espaçamento simples na seção resumo e espaçamento de 1,5 nas demais seções;
- Até 5 palavras-chave, separadas por ponto final;
- Para alunos bolsistas, fazer a referência da agência de fomento.
Após as contribuições dos debates, os autores dos resumos expandidos redigirão um artigo científico seguindo as regras descritas na seção 2.2, com a alteração da quantidade de páginas (mínimo de 10 páginas e máximo de 12 páginas) para composição dos Anais do evento 2024 (publicação prevista para 2025).
3 DATAS IMPORTANTES
Abertura das inscrições: 05/08 |
Prazo para inscrição com apresentação de trabalho: 05/08 a 20/08 |
Prazo para inscrição sem apresentação de trabalho: 05/08 a 10/10 |
Prazo para divulgação das cartas de aceite: até 15/10 |
Realização do evento: 29/10 a 31/10 |
4 PROGRAMAÇÃO DO EVENTO*
DATA/HORA |
ATIVIDADE |
MODALIDADE |
29/10: 20h -20h30 |
Atividade Cultural |
PRESENCIAL |
29/10: 20h30 – 22h30 |
Conferência de abertura Interdisciplinar: LINGUAGENS E TRANSDISCIPLINARIDADES (Conferencistas a confirmar) |
HÍBRIDA para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação |
29/10: 9h às 10h30 |
Minicurso 1 “Letramento emocional : aspectos teóricos e práticos”. Professora Gysele, da UERJ |
PRESENCIAL |
29/10: 9h às 10h30 |
Minicurso 2 A virada oceânica na literatura e na arte. Estéticas anfíbias no Índico Africano Professora Elena Brugioni - UNICAMP |
PRESENCIAL |
29/10: 11h às 12h30 |
Minicurso 3 Ressignificação e revascularização linguística nas redes- Professor Baronas - UFSCar |
PRESENCIAL |
29/10: 11h às 12h30 |
Minicurso 4 Luccas Araujo - UFSCar |
PRESENCIAL |
29/10: 14h – 16h |
Sessão de Debate de trabalho (pós) |
HÍBRIDA para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação |
29/10: 16h30 – 18h |
Sessão de Debate de trabalho (pós) |
HÍBRIDA para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação |
29/10: 18h às 19h30 |
Sessão de Pôster (graduação) |
PRESENCIAL |
30/10: 9h às 10h30 |
Minicurso 1 “Letramento emocional : aspectos teóricos e práticos”. Professora Gysele, da UERJ |
PRESENCIAL |
30/10: 9h às 10h30 |
Minicurso 2 A virada oceânica na literatura e na arte. Estéticas anfíbias no Índico Africano Professora Elena Brugioni - UNICamp |
PRESENCIAL |
30/10: 11h às 12h30 |
Minicurso 3 Ressignificação e revascularização linguística nas redes- Professor Baronas - UFSCAR |
PRESENCIAL |
30/10: 11h às 12h30 |
Minicurso 4 Luccas Araujo - UFSCar |
PRESENCIAL |
30/10: 14h às 16h |
Sessão de Debate de trabalho (pós) |
HÍBRIDA |
30/10: 16h30h às 18h |
Sessão de Debate de trabalho (pós) |
HÍBRIDA |
30/10: 18h às 19h30 |
Mesa-Redonda 1: “Os impactos (as contribuições) da pesquisa no meu percurso acadêmico- profissional” |
HÍBRIDA para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação |
30/10: 20h às 20h30 |
Atividade Cultural |
PRESENCIAL |
30/10: 20h 30 às 22h30 |
Mesa-Redonda 2 Glotopolítica |
HÍBRIDA para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação |
31/10: 30/10: 9h às 10h30 |
Minicurso 1 “Letramento emocional : aspectos teóricos e práticos”. Professora Gysele, da UERJ |
PRESENCIAL |
30/10: 11h às 12h30 |
Minicurso 3 Ressignificação e revascularização linguística nas redes- Professor Baronas - UFSCAR |
PRESENCIAL |
30/10: 11h às 12h30 |
Minicurso 4 Luccas Araujo - UFSCar |
PRESENCIAL |
31/10: 14h às 16h |
Sessão de Trabalho da Pós |
HÍBRIDA |
31/10: 16h30h às 18h |
Sessão de Trabalho da Pós |
HÍBRIDA |
31/10: 18h às 19h30 |
Sessão de pôster (Graduação) |
PRESENCIAL |
31/10: 20h às 20h30 |
Atividade Cultural |
PRESENCIAL |
31/10: 20:30 à 22h30 |
Conferência de Encerramento Interdisciplinar: Gestão Acadêmica (Conferencistas a confirmar) |
HÍBRIDA para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação |
*A programação poderá sofrer alterações conforme as demandas do evento. Os links para cada atividade serão disponibilizados via e-mail cadastrado pelos participantes em até 48 horas antes da atividade.
5 INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O evento contará com o apoio profissional dos intérpretes do SeTILS, o Serviço de Tradução e Interpretação em Língua de Sinais/Língua Portuguesa da UFSCar.
Informações adicionais podem ser solicitadas pelo e-mail colir@ufscar.br, pelo Instagram @colir.ufscar e pela aba "Contato" deste site.