2ª CIRCULAR

Data: 29, 30 e 31 de outubro de 2024

Local: UFSCar – Campus São Carlos

Colegas,

É com grande alegria que anunciamos a realização do I Congresso “Línguas e Representações que nos unem”, organizado coletivamente por:

  •   Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL);
  •   Programa de Pós-Graduação em Literatura (PPGLit);
  •   Licenciatura em Letras;
  •   Bacharelado em Linguística;
  •   Bacharelado em Tradução e Interpretação em Libras e Língua Portuguesa;

Neste congresso, reunimos cinco eventos de cursos de graduação e pós-graduação da UFSCar, alguns realizados há mais de duas décadas, todos eles voltados para o estudo das línguas. 

É com vistas ao fomento da produção e difusão do conhecimento relativo  às línguas e às produções culturais, em especial a literatura, que se busca com este congresso o aprofundamento do diálogo acadêmico entre todas as pessoas que realizam, da graduação à pós-graduação, pesquisas na grande área das ciências da linguagem - ou que apenas têm interesse na temática. 

Reunimos, neste evento, a XXVII JoL – Jornada de Letras, o XVII SPLIN – Seminário de Pesquisas da Pós-Graduação em Linguística, o XI SELit - Seminário de Estudos de Literatura, a IX Semana TILSP – Semana da Tradução e Interpretação Libras – Língua Portuguesa, além da V SeL – Semana de Linguística. 

O evento acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro de 2024, em formato híbrido, com atividades presenciais nos espaços do NAP (Núcleo de Apoio à Pesquisa) e do CECH (Centro de Educação e Ciências Humanas), ambos na área sul do campus da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

1 MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO 

Haverá duas modalidades de participação no I COLIR, sendo: (i) Pôster - para discentes de cursos de graduação da UFSCar e (ii) Debates - momento para apresentação de trabalhos em andamento feitos pela comunidade interna da pós-graduação. Serão aceitos trabalhos concluídos e trabalhos em andamento. 

Haverá emissão de certificados para discentes, docentes e comunidade em geral que participarem do evento. Os horários das comunicações orais e dos debates dos painéis estão detalhados no item 4 desta circular. 

  • Modalidades de apresentações de trabalhos

Abaixo são descritas as duas modalidades de apresentações de trabalhos: 

  • SC1 - Pôster da graduação da comunidade interna da UFSCar (até 10 minutos para apresentação a um avaliador). A atividade será presencial nas salas do NAP nos dias 29 e 31/10, com a presença de egressos, mestrandos e doutorandos do PPGL/PPGLit como avaliadores;

  • SC2 - Debate de trabalhos em andamento da comunidade interna da pós-graduação (30 minutos - apresentação e debate para cada trabalho). Essa atividade será no formato híbrido, nos dias 29,30,31/10 (com pausa para almoço e coffee break, e haverá divisão de horários por área/sala após inscrições dos alunos), nas salas do NAP (divididas por áreas). Haverá monitores para mediar apresentações na modalidade híbrida, além da participação de docentes e pesquisadores externos como debatedores presencial e remotamente.

1.2 Sobre a sessão de debate de trabalhos de pesquisa em andamento 

Qual é a finalidade da sessão de debate de trabalhos de pesquisa em andamento do COLIR?

Participar desta sessão é uma excelente oportunidade para os alunos de mestrado e doutorado apresentarem o andamento de sua pesquisa e contarem com a leitura atenta e com as recomendações de um professor pesquisador especialista da área, convidado para essa finalidade. A sessão funciona como uma espécie de "pré-qualificação" da pesquisa. Nela, o professor debatedor do trabalho de pesquisa em andamento contribuirá com sugestões, esclarecimentos, precisões e indicações bibliográficas.

A quem se destina?

A discentes que estão cursando mestrado ou doutorado. Esta é uma oportunidade para os bolsistas PPGL apresentarem seus trabalhos, visto que essa é um dos deveres desses bolsistas. 


Por que apresentar trabalho nesta sessão?

Ao apresentar trabalho nessa modalidade, os discentes têm a oportunidade de submeter seu trabalho de pesquisa em curso à análise de um professor-pesquisador da área  que, com suas observações, dúvidas e recomendações para a melhoria do trabalho, contribuirá com o bom andamento da pesquisa.

Como fazer a inscrição?

Basta preencher o formulário de inscrição e submeter um resumo de seu trabalho.

Qual é a finalidade do Resumo Expandido?

Fornecer ao professor convidado, que foi escalado para debater a pesquisa em andamento, um texto com os principais dados do projeto de pesquisa e com informações sobre os desdobramentos e resultados parciais da pesquisa em curso, de modo que ele possa dar recomendações mais precisas, mais significativas e importantes para a pesquisa.

O que deve conter o Resumo Expandido?

Além de observar as normas técnicas (formato e tamanho tal como descritas no site do evento), é necessário que constem as seguintes informações do seu projeto/trabalho de pesquisa, de modo a fornecer ao professor debatedor todos os elementos para que ele possa melhor avaliar o trabalho:

  1.     Título e subtítulo (se for o caso), nome completo da/do autora/autor, curso, afiliação, linha de pesquisa, nome da/do orientadora/orientador, agência de fomento e número do processo (quando houver), e-mail.

Como será realizada a sessão  de debates?

Cada inscrito terá a oportunidade de apresentar oralmente alguns pontos principais de seu trabalho em 15 minutos.

Em seguida, o professor debatedor disporá de 10 minutos para apresentar suas considerações, recomendações, dúvidas, indicações de bibliografia, a partir da leitura do trabalho enviado previamente e a partir da apresentação oral do aluno.

Na sequência, cada inscrito disporá de 5 minutos para eventuais respostas, explicações e agradecimentos pela leitura e recomendações feitas pelo professor debatedor convidado.

2 NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS 

O evento será gratuito para todas as modalidades. A inscrição para o evento será feita via Formulário Google.  

2.1. Resumo simples 

O resumo simples será submetido no ato da inscrição para os trabalhos inscritos nas modalidades de Pôster da graduação (SC1) e Comunicação Oral da pós-graduação (SC2). A formatação dos resumos simples deve obedecer às seguintes regras:

  • Formato do arquivo DOC/DOCX/ODT; 
  • Devem conter entre 200 e 300 palavras e indicar os objetivos e a metodologia do trabalho desenvolvido bem como resultados esperados (hipóteses) ou resultados parciais/finais já alcançados; 
  • Título do trabalho com letra inicial maiúscula e em negrito. Subtítulos com letra inicial minúscula e em negrito;
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12;  
  • Espaçamento simples; 
  • Até 5 palavras-chave, separadas por ponto final; 
  • Não deve conter citações diretas no corpo do resumo; 
  • Para alunos bolsistas, fazer a referência da agência de fomento no seguinte formato: Agência de fomento (Processo 0000-000000-0).     

Para a modalidade pôster, o participante deverá seguir a formatação sugerida disponível no formulário de inscrição e no site do evento.

Atenção: Os resumos simples irão compor o Caderno de Resumos do evento. Não haverá possibilidade de revisão dos resumos simples após a submissão. Por isso, pedimos que se atentem à formatação exigida.

  • Resumo expandido 

O resumo expandido será submetido no ato da inscrição apenas para os trabalhos inscritos na modalidade  Comunicação Oral da pós-graduação (SC2). As regras para a submissão dos resumos expandidos serão:

  • Formato do arquivo DOC/DOCX/ODT; 
  • Total de 4 páginas (uma 5ª página poderá ser usada exclusivamente para referências e anexos, se necessário);
  • Corpo do resumo expandido deve conter obrigatoriamente as seções: resumo, introdução, metodologia, resultados, considerações finais e referências bibliográficas;
  • Título do trabalho com letra inicial maiúscula e em negrito. Subtítulos com letra inicial minúscula e em negrito; 
  • Fonte Times New Roman, tamanho 12;  
  • Espaçamento simples na seção resumo e espaçamento de 1,5 nas demais seções;
  • Até 5 palavras-chave, separadas por ponto final; 
  • Para alunos bolsistas, fazer a referência da agência de fomento.

Após as contribuições dos debates, os autores dos resumos expandidos redigirão um artigo científico seguindo as regras descritas na seção 2.2, com a alteração da quantidade de páginas (mínimo de 10 páginas e máximo de 12 páginas) para composição dos Anais do evento 2024 (publicação prevista para 2025). 

3 DATAS IMPORTANTES

Abertura das inscrições: 05/08

Prazo para inscrição com apresentação de trabalho: 05/08 a 20/08

Prazo para inscrição sem apresentação de trabalho: 05/08  a 10/10

Prazo para divulgação das cartas de aceite: até 15/10

Realização do evento: 29/10 a 31/10

4 PROGRAMAÇÃO DO EVENTO* 

DATA/HORA

ATIVIDADE

MODALIDADE

29/10: 20h -20h30

Atividade Cultural

PRESENCIAL

29/10: 20h30 – 22h30

Conferência de abertura Interdisciplinar:

LINGUAGENS E TRANSDISCIPLINARIDADES 

(Conferencistas a confirmar)

HÍBRIDA para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação

29/10: 9h às 10h30

Minicurso 1 

“Letramento emocional : aspectos teóricos e práticos”.

Professora Gysele, da UERJ

PRESENCIAL

29/10: 9h às 10h30

Minicurso 2

 A virada oceânica na literatura e na arte. Estéticas anfíbias no Índico Africano

Professora Elena Brugioni - UNICAMP

PRESENCIAL

29/10: 11h às 12h30

Minicurso 3

Ressignificação e revascularização linguística nas redes- 

Professor Baronas - UFSCar

PRESENCIAL

29/10: 11h às 12h30

Minicurso 4

Luccas Araujo - UFSCar

PRESENCIAL

29/10: 14h – 16h

 Sessão de‬ Debate de‬ trabalho (pós)‬‬

HÍBRIDA  para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação

29/10: 16h30 – 18h

Sessão de‬ Debate de‬ trabalho (pós)

HÍBRIDA para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação

29/10:  18h‬ às 19h30‬

Sessão de Pôster‬ (graduação)‬ 

PRESENCIAL

30/10: 9h às 10h30

Minicurso 1

“Letramento emocional : aspectos teóricos e práticos”.

Professora Gysele, da UERJ

PRESENCIAL

30/10: 9h às 10h30

Minicurso 2

A virada oceânica na literatura e na arte. Estéticas anfíbias no Índico Africano

Professora Elena Brugioni - UNICamp

PRESENCIAL

30/10: 11h às 12h30

Minicurso 3  

Ressignificação e revascularização linguística nas redes- 

Professor Baronas - UFSCAR

PRESENCIAL

30/10: 11h às 12h30

Minicurso 4

Luccas Araujo - UFSCar

PRESENCIAL

30/10: 14h às 16h

Sessão de‬ Debate de‬ trabalho (pós)

HÍBRIDA 

30/10: 16h30h às 18h

Sessão de‬ Debate de‬ trabalho (pós)

HÍBRIDA 

30/10: 18h às 19h30

Mesa-Redonda 1: “Os impactos (as contribuições) da pesquisa no meu percurso acadêmico- profissional”

HÍBRIDA para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação

30/10: 20h às 20h30

Atividade Cultural

PRESENCIAL

30/10: 20h 30 às 22h30

Mesa-Redonda 2

Glotopolítica

HÍBRIDA para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação

31/10: 30/10: 9h às 10h30

Minicurso 1

“Letramento emocional : aspectos teóricos e práticos”.

Professora Gysele, da UERJ

PRESENCIAL

30/10: 11h às 12h30

Minicurso 3

Ressignificação e revascularização linguística nas redes- 

Professor Baronas - UFSCAR

PRESENCIAL

30/10: 11h às 12h30

Minicurso 4

Luccas Araujo - UFSCar

PRESENCIAL

31/10: 14h às 16h

Sessão de Trabalho da Pós

HÍBRIDA

31/10: 16h30h às 18h

Sessão de Trabalho da Pós

HÍBRIDA

31/10: 18h às 19h30

Sessão de pôster (Graduação)

PRESENCIAL

31/10: 20h às 20h30

Atividade Cultural 

PRESENCIAL

31/10: 20:30 à 22h30

Conferência de‬ Encerramento‬ Interdisciplinar‬: Gestão‬ Acadêmica‬‬‬

(Conferencistas a confirmar)

‬‬

HÍBRIDA para a Pós-Graduação e PRESENCIAL para a Graduação

*A programação poderá sofrer alterações conforme as demandas do evento. Os links para cada atividade serão disponibilizados via e-mail cadastrado pelos participantes em até 48 horas antes da atividade.

5 INFORMAÇÕES ADICIONAIS 

O evento contará com o apoio profissional dos intérpretes do SeTILS, o Serviço de Tradução e Interpretação em Língua de Sinais/Língua Portuguesa da UFSCar. 

Informações adicionais podem ser solicitadas  pelo e-mail colir@ufscar.br,  pelo Instagram @colir.ufscar e pela aba "Contato" deste site.