Lançamento de Livros

Caros(as) participantes:

O CoLiR tem o prazer de anunciar o lançamento de livros recentemente publicados por nossos(as) convidados(as) para o evento e por nossos(as) docentes e discentes!

Aqui vocês dispõem de informações sobre essas obras e seus autores! O lançamento oficial será feito no dia 31 de outubro, quinta-feira, das 18h30 às 20h, em conjunto com a Sessão de Pôsteres, no NAP – Núcleo de Apoio à Pesquisa do CECH.

Todos(as) estão convidados(as)!

Lançamento do livro do professor Robson Cruz, que realizará a conferência de encerramento do CoLiR, no dia 31/10 às 20h30:

LIVRO1.jpeg

Sobre o livro, seguem as palavras do Prof. Marcos Bagno:

 

“A maioria de nós que atuamos na universidade nos agasalhamos na ilusão de que nossas(os) alunas(os), pelo simples fato de terem chegado ao ensino superior, têm domínio, se não total, ao menos suficiente das habilidades de leitura e, principalmente, de escrita. Ilusão ou, talvez melhor, arrogância. Assim como tantos outros bens e direitos desigualmente distribuídos na sociedade brasileira, também o letramento, isto é, o acesso à cultura letrada, ao mundo da palavra escrita, é privilégio e prerrogativa de muito pouca gente — ou seja, o acesso à cultura letrada é um problema político. Aqui, Robson Cruz descreve e critica os construtos ideológicos que presidem os modos como a escrita é tratada no universo acadêmico e que ele designa com os termos romantismo e realismo, tomados de empréstimo à história da literatura — ideologias em que ora se concebe a escrita como um dom individual intransmissível, ora como uma capacidade quase autônoma de retratar fielmente a realidade. Há um mal-estar na academia no que diz respeito à escrita, um mal-estar que 'falsamente individual, parece abrir possibilidades para uma autocrítica que temos evitado fazer como defensores não só de ideais educacionais progressistas, mas de uma sociedade pautada nesses ideais'.

Uma autocrítica que, agindo sobre um problema político, tem que ser ela também, e inevitavelmente, política.”

MARCOS BAGNO

Nesta ocasião, também teremos a oportunidade de conhecer o outro livro do professor Robson Cruz, lançado em 2023, também pela Editora Parábola.

LIVRO2.jpeg

Nesse romance sobre a vida acadêmica na periferia do Ocidente, Robson Cruz ficcionaliza verdades que só poderiam ser ditas por um personagem inventado, um artigo acadêmico, que lida diariamente com as fissuras entre suas grandes expectativas de tornar-se um artigo clássico e a realidade da escrita fragilizada de seu autor.

As contradições do elitismo sempre à espreita nas ciências humanas e sociais, os desejos de profundidade intelectual interditados pela ideologia do gênio romântico, os conflitos de classe abafados pela suposta democratização do ensino superior e a falsa pose de desinteresse de sujeitos tão afeitos ao sucesso figuram uma narrativa satírica dos traumas que perpassam toda vida acadêmica autenticamente desejosa de escrita.

Assim, a sensação ― do começo ao fim da leitura deste livro ― é a de que a vida daquele artigo inacabado é a vida de todos nós que fantasiamos, um dia, ser a universidade um espaço de pura leveza e liberdade criativa.

Organizado por 3 docentes do PPGL-UFSCar, os(as) professores(as) Carlos Piovezani, Luzmara Curcino e Vanice Sargentini, o livro é composto de capítulos escritos por vários pesquisadores, de diferentes campos do conhecimento (estudos linguísticos, estudos literários, comunicação e mídia, psicanálise) que se dedicaram à reflexão das formas de mobilização contemporâneas das emoções em discursos no campo político e cultural do Brasil e de outros países.

LIVRO3.jpeg

"Império das emoções ou era da ansiedade... Fábrica de felicidade ou indústria do sofrimento... esses e outros nomes semelhantes podem ser dados a nossa época. Somos filhas/os da recente invenção do ser humano sensível.

Além disso, a desenfreada busca por reconhecimento individual, a legitimidade do ódio como paixão política e as formas de vida das plataformas e redes sociais promoveram um belo upgrade em nossas sensibilidades.

A compreensão desses fenômenos e de nossos afetos passa pelo exame histórico, social e político das sensações, dos sentidos e dos sentimentos, que formam e transformam o que pensamos, fazemos e dizemos.

Os reconhecidos especialistas em história das sensibilidades e análise do discurso, em retórica e semiótica reunidos aqui em “O discurso e as emoções” nos oferecem análises cirúrgicas e reflexões abrangentes sobre as relações entre as palavras, os poderes e as paixões.

Compreendê-las é tarefa fundamental para abandonarmos as sombras de autoritarismos e radicalismos que ainda continuam a pairar sobre nossas cabeças e a angustiar nossos corações.”

O GPFPS tem o orgulho de divulgar o livro “Formação de Professores de Surdos no Brasil”.

LIVRO4.jpeg

Em junho de 2021 foi realizado o I Encontro Nacional sobre Formação de Professores de Surdos (I ENFPS). Esta foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos.

Todos os participantes das mesas-redondas foram convidados para compor este livro com o envio de um capítulo sobre sua participação no evento. Neste livro estão reunidos os textos recebidos para publicação.

Nosso leitor poderá mesclar a leitura dos textos enviados com a exibição na íntegra de cada debate ocorrido.

Quer conferir? Baixe o e-book grátis e assista as lives disponíveis em nosso canal do youtube.